No dia 3 de outubro de 2024, decorreu na Associação Comercial e Industrial do Concelho de Esposende o workshop “O Seu Primeiro Website”, promovido pela Aceleradora Digital de Esposende.
A sessão, realizada no âmbito do projeto Acelerar o Norte, contou com a participação de gestores de negócios e colaboradores de micro, pequenas e médias empresas dos setores do comércio, serviços pessoais e restauração dos concelhos de Esposende e Barcelos.
A sessão começou por volta das 19h30, com a Gestora de Transição Digital, Elisabete Martins, a dar as boas-vindas e a efetuar a apresentação do projeto aos participantes. Em seguida, Tatiana Araújo, Especialista na área digital, dinamizou a sessão. No final, houve um momento para esclarecimentos de dúvidas e debate entre os participantes.
O evento proporcionou uma formação prática sobre os primeiros passos para a criação de um website. Os temas abordados incluíram a criação de perfis em redes sociais, registo de domínios e construção de websites simples, destacando a importância dos conteúdos e da sua atualização e do design funcional para a experiência do utilizador. O formato de realização da sessão foi híbrido, combinando o regime presencial e online.
Com uma participação de mais de três dezenas de participantes, em sala e online, o evento contribuiu para o fortalecimento das competências digitais, consolidando o compromisso da Aceleradora Digital de Esposende em apoiar a transformação digital dos negócios locais e reforçar a sua competitividade.
O Workshop integra o Projeto Acelerar o Norte, iniciativa financiada pela União Europeia através do Programa de Recuperação e Resiliência (PRR) e do NextGenerationEu, no âmbito da medida Aceleradoras de Comércio Digital.
O projeto Acelerar o Norte é desenvolvido pela Confederação do Comércio e Serviços de Portugal (CCP), e copromovido pela AEP – Associação Empresarial de Portugal, pela AHRESP – Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal e pela ACEPI – Associação da Economia Digital e financiado pela União Europeia, no âmbito do Programa de Recuperação e Resiliência e do NextGenerationEu, na Componente 16 – Empresas 4.0, e aprovado na sequência da publicação do Aviso N.º 04/C16-102/2022 – Aceleradoras de Comércio Digital.