ACICE

cropped-iconzito_Prancheta-1.png

Sessão-debate "Retenção de Talentos nas PME"

No passado dia 6 de julho, a ACICE em parceria com a Europe Direct Minho, do Instituto Politécnico do Cavado e Ave (IPCA) realizou mais uma sessão de esclarecimento para os seus associados, desta vez com o tema “Retenção de Talento nas PME”.

Esta sessão de informação, realizada no Fórum Municipal Rodrigues Sampaio, inseriu-se nas celebrações do Ano Europeu das Competências que decorre no período de 9 de maio de 2023 a 8 de maio de 2024.

O principal foco do Ano Europeu das Competências é promover a capacitação das pessoas e das empresas, especialmente no que diz respeito às transições ecológica e digital. O programa do Ano Europeu das Competências visa realizar diversas atividades e iniciativas em toda a Europa, visa criar um ambiente propício para a aprendizagem ao longo da vida e o desenvolvimento contínuo das competências individuais e coletivas. Com a participação de diferentes setores e atores sociais, espera-se impulsionar o progresso e a adaptação às mudanças em curso, garantindo uma Europa mais preparada e competitiva no cenário global.

Para sessão, com o tema a “Retenção de talento nas PME” foi convidado o Prof. João Cerejeira da Escola de Economia e Gestão da Universidade do Minho que apresentou diversos cenários macroeconómicos nos quais é evidente a convergência do peso dos salários no rendimento nacional, o crescimento do emprego, mas sem impacto no crescimento da produtividade das empresas e ainda a diminuição da taxa de desempego que não se está a refletir no desemprego jovem.

Ao longo da intervenção, o Prof. João Cerejeira referiu que a retenção de talento passa pela promoção de políticas que promovam um contexto económico mais favorável e uma alocação de recursos mais eficiente, por aumentar as qualificações e as competências das equipas de gestão e ainda por perceber quais os fatores de sucesso das “PMEs fronteira”.

Após apresentação seguiu-se um período de debate moderado pelo Presidente da ACICE, Amaro Areias e pela Coordenadora do Europe Direct Minho, Alzira Costa.

A Europe Direct Minho e a ACICE com a sessão promoveram junto dos seus associados a partilha de conhecimentos e boas práticas para a retenção de talentos nas PME e ainda da sua relevância no desenvolvimento e competitividade das empresas na economia.