A Associação Comercial e Industrial do Concelho de Esposende realizou, terça-feira, dia 19 de Fevereiro, uma sessão de esclarecimento sobre Medidas de Apoio à Contratação.
A sessão contou com casa cheia, composta por empresários, especialistas do ramo da contabilidade e utentes em geral, interessados em conhecer as novas medidas que vão sendo lançadas pelo Governo, no sentido de travar o desemprego.
Foram abordadas as medidas mais importantes que estão do lado de quem contrata mas que também beneficiam o contratado já que, pode reunir condições de preferência sobre outros candidatos, no acto da contratação, nomeadamente se estiver inscrito em Centro de Emprego, por um período igual ou superior a seis meses.
A medida Passaporte Emprego, que sofreu alterações na passada semana, é nesta altura a “melhor medida do IEFP” para Pedro Barbosa, Técnico Superior do IEFP do Centro de Emprego de Barcelos, o orador convidado da sessão de esclarecimento, que enumerou as condições de acesso e as vantagens da medida, que passam pela maior responsabilização do IEFP no pagamento de bolsas, sendo que os empresários passam a pagar apartir de agora, apenas a segurança social para estágios de jovens até aos 25 anos.
Outra das medidas divulgadas e que tem sido um sucesso desde que foi lançada no ano transacto é a Estímulo 2012 e que permite à entidade contratante ser financiada com, no mínimo, metade do salário do trabalhador, no período de seis meses.
A Devolução da TSU e o Apoio à Contratação, da orbita da Segurança Social, a medida mais antiga em Portugal, também estiveram em destaque.
De resto, a sessão de esclarecimento serviu também para divulgar o trabalho do IEFP e do Gabinete de Inserção Profissional de Esposende, valorizando o tratamento de ofertas de trabalho e a captação de candidatos com óptimas competências, que de outra forma seria mais difícil para a as entidades patronais conseguirem preencher as vagas de trabalho, com candidatos à altura dos seus anseios.