A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) promove todos os anos o Exercício Público de âmbito nacional de Sensibilização para o Risco Sísmico A TERRA TREME, medida prevista na Estratégia Nacional de Proteção Civil Preventiva, aprovada pela Resolução do Conselho de Ministros n.º 160/2017, de 30 de outubro.
Este ano, a 6.ª Edição realiza-se a 5 de novembro, às 11:05 horas, data que coincide com o Dia Internacional dos Tsunamis.
O objetivo deste Exercício, durante o qual se exercitam os “3 gestos que salvam” – BAIXAR, PROTEGER e AGUARDAR – é capacitar os cidadãos para saberem como agir em caso de sismo. Para tal, é imperioso que sejam conhecidas por todos as medidas preventivas e os comportamentos de autoproteção a adotar ANTES, DURANTE e DEPOIS de um sismo.
Além das Escolas, cuja adesão à iniciativa tem sido enorme ao longo das sucessivas edições, a ANPC tem, ano após ano, alargado a toda a sociedade a reflexão sobre a temática do risco sísmico e procurado envolver um número crescente de participantes neste Exercício.
Este Exercício é um ato de cidadania. Um compromisso cívico que exige a todos um empenhamento ativo na prossecução da sua própria proteção e segurança e a de todos os que nos rodeiam. Deste modo, consideramos estratégico que as organizações – públicas, privadas e associativas – também se comprometam neste desiderato coletivo, envolvendo os seus trabalhadores e colaboradores no processo de incremento do seu grau de prontidão e reação a Sismos e/ou Tsunamis.
Assim, encarrega-me o Exmo. Sr. Comandante Operacional Distrital de Braga, Hermenegildo Abreu, de solicitar participação V. Ex.ª e divulgação do presente e-mail, pelos vossos associados.
A participação pode revestir múltiplas formas, nomeadamente:
O Exercício A TERRA TREME visa comprometer e envolver todos no desiderato de uma sociedade mais segura e resiliente às catástrofes.
Permitam-nos, apelar, mais uma vez, para nos apoiarem, promovendo, e se envolverem, participando, nesta jornada nacional que visa incrementar a resiliência e a segurança entre os nossos concidadãos.
O desafio que enfrentamos deve mobilizar-nos a todos. Pode começar pelo treino icónico dos “3 gestos que salvam” – BAIXAR, PROTEGER e AGUARDAR – ou tornar-se mais ambicioso ao promover outras ações que concorram para os fins em vista.
Para os efeito, indicamos contacto do CDOS de Braga para as questões relacionadas com o Exercício A TERRA TREME:
“TODOS SOMOS PROTEÇÃO CIVIL”