ACICE

cropped-iconzito_Prancheta-1.png

Sensibilização para o Risco Sísmico A TERRA TREME

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) promove todos os anos o Exercício Público de âmbito nacional de Sensibilização para o Risco Sísmico A TERRA TREME, medida prevista na Estratégia Nacional de Proteção Civil Preventiva, aprovada pela Resolução do Conselho de Ministros n.º 160/2017, de 30 de outubro.

Este ano, a 6.ª Edição realiza-se a 5 de novembro, às 11:05 horas, data que coincide com o Dia Internacional dos Tsunamis.

O objetivo deste Exercício, durante o qual se exercitam os “3 gestos que salvam” – BAIXAR, PROTEGER e AGUARDAR – é capacitar os cidadãos para saberem como agir em caso de sismo. Para tal, é imperioso que sejam conhecidas por todos as medidas preventivas e os comportamentos de autoproteção a adotar ANTES, DURANTE e DEPOIS de um sismo.

Além das Escolas, cuja adesão à iniciativa tem sido enorme ao longo das sucessivas edições, a ANPC tem, ano após ano, alargado a toda a sociedade a reflexão sobre a temática do risco sísmico e procurado envolver um número crescente de participantes neste Exercício.

Este Exercício é um ato de cidadania. Um compromisso cívico que exige a todos um empenhamento ativo na prossecução da sua própria proteção e segurança e a de todos os que nos rodeiam. Deste modo, consideramos estratégico que as organizações – públicas, privadas e associativas – também se comprometam neste desiderato coletivo, envolvendo os seus trabalhadores e colaboradores no processo de incremento do seu grau de prontidão e reação a Sismos e/ou Tsunamis.

Assim, encarrega-me o Exmo. Sr. Comandante Operacional Distrital de Braga, Hermenegildo Abreu, de solicitar participação V. Ex.ª e divulgação do presente e-mail, pelos vossos associados.

A participação pode revestir múltiplas formas, nomeadamente:

  •         A inscrição individual e/ou Institucional, no sítio digital www.aterratreme.pt;
  •         A promoção da resposta a um inquérito destinado a aferir o grau de perceção ao risco sísmico entre os respondentes;
  •         A revisitação dos procedimentos preventivos e de emergência destinados a fazer face a um evento de Sismo e/ou Tsunami, bem como a realização de um exercício de teste à evacuação por ocasião de 5-11-2018, data escolhida para a realização do Exercício A TERRA TREME;
  •         A realização de uma sessão de esclarecimento dedicada à explicação das medidas preventivas e dos comportamentos de autoproteção a adotar nos lares e nos locais de trabalho(apresentação.pdf, em anexo);
  •         A disseminação através das redes do correio eletrónico interno de conselhos e recomendações sobre as medidas preventivas e os comportamentos de autoproteção a adotar em caso de Sismo/Tsunami.

O Exercício A TERRA TREME visa comprometer e envolver todos no desiderato de uma sociedade mais segura e resiliente às catástrofes.

Permitam-nos, apelar, mais uma vez,  para nos apoiarem, promovendo, e se envolverem, participando, nesta jornada nacional que visa incrementar a resiliência e a segurança entre os nossos concidadãos.

O desafio que enfrentamos deve mobilizar-nos a todos. Pode começar pelo treino icónico dos “3 gestos que salvam” – BAIXAR, PROTEGER e AGUARDAR – ou tornar-se mais ambicioso ao promover outras ações que concorram para os fins em vista.

Para os efeito, indicamos contacto do CDOS de Braga para as questões relacionadas com o Exercício A TERRA TREME:

  •         2 CODIS Braga | Marinha Esteves
  •         TELF: 253 600 560
  •         E-MAIL | marinha.esteves@prociv.pt

“TODOS SOMOS PROTEÇÃO CIVIL”