ACICE

cropped-iconzito_Prancheta-1.png

Observatório | Indicadores estatísticos referentes ao Concelho de Esposende

A Confederação do Comércio e Serviços de Portugal (CCP), da qual a Associação Comercial e Industrial do Concelho de Esposende (ACICE) é associada, disponibiliza no seu site uma plataforma no espaço do Observatório “Serviços Competitividade Urbana e Coesão Territorial”. Esta plataforma apresenta indicadores estatísticos referentes a cada concelho do país e resulta de uma colaboração entre a CCP e os organismos públicos responsáveis pela produção dessas informações.

A plataforma inclui um total de 45 indicadores, organizados em três categorias temáticas: oferta de serviços, indicadores de caracterização e indicadores de atratividade. São contempladas 135 variáveis diferentes e, sempre que possível, os dados têm periodicidade anual, abrangendo o período de 2010 até o último ano com informação disponível.

Destaca-se a informação sobre comércio e serviços (empresas e estabelecimentos), que é de maior interesse. Essa informação proporciona a maior desagregação possível com base nas estatísticas do Instituto Nacional de Estatística (INE) e não está disponível para os utilizadores que consultam o site deste Instituto.

Alguns dos indicadores estatísticos disponíveis na plataforma são: empresas de serviços, pessoal ao serviço, população residente, densidade populacional, investimentos associados a programas, áreas e operações de reabilitação urbana, novas empresas de serviços, população empregada por conta de outrem, preço de venda dos alojamentos, percentagem do valor mediano das vendas por metro quadrado de alojamentos familiares e acesso à internet em banda larga.

Na categoria de oferta de serviços, são apresentados o número de empresas e o pessoal ao serviço dessas empresas. Já na categoria de caracterização, são incluídos indicadores como população residente, densidade populacional e população estrangeira que solicitou estatuto de residente. Além disso, a plataforma também fornece informações sobre o poder de compra per capita.

Essa plataforma oferece aos utilizadores uma visão abrangente e detalhada dos indicadores estatísticos relacionados ao comércio, serviços e características demográficas dos diferentes concelhos de Portugal.

Pode consultar a BASE DE DADOS