ACICE
No dia 30 de novembro de 2024, a ACICE comemorou 30 anos.
O aniversário festejou-se com um jantar no Hotel Suave Mar na presença de associados, membros da Direção, colaboradores e convidados.
O jantar precedeu-se de momentos de networking e confraternização entre todos, pois a ACICE é uma Associação que permite isso mesmo, cria momentos de cooperação entre empresas, instituições e o poder local, com o objetivo de dinamizar e contribuir para o desenvolvimento económico e social do concelho de Esposende, concebendo novas oportunidades daí emergentes.
Na abertura do jantar, o Presidente da ACICE, Amaro Areias agradeceu a presença de todos convidados, neste momento tão especial do 30º aniversário da ACICE. Referiu que os momentos de incerta vividos nos últimos anos, com a abertura de candidaturas ao quadro comunitário 2030, já estão ultrapassados, estando aprovados projetos para formação profissional para os próximos tês anos, visando esta formação contribuir para a qualificação dos recursos humanos do nosso tecido empresarial. Mencionou também a importância dos empresários das pequenas e microempresas aderirem a projetos em execução por parte da ACICE, permitindo estes adquirirem conhecimentos para a sua capacitação na transição para a economia digital.
Salientou que a Direção da ACICE, com a nova tomada de posse em outubro último, está encorpada de novos membros, com uma nova vitalidade e que promete continuar o caminho até agora efetuado, mas também reforçar ainda mais, as competências e formas de apoiar e interagir junto dos associados, esperando destes, também, uma maior interação e relacionamento com Associação.
Após o jantar e na fase de encerramento, o Historiador, Penteado Neiva, convidado pela Direção para narrar a história da ACICE, presenteou os convidados com uma extraordinária apresentação, recuando aos finais do sec. XIX, onde narrou a vida associativa e de outras instituições que defendiam os interesses dos comerciantes e gente de Esposende. Referiu em 1912, a ACIE (Associação Comercial e Industrial de Esposende), tinha tido uma vida muito ativa no concelho na defesa dos interesses dos comerciantes de Esposende, referiu existirem factos que desconhecemos, pessoas que não sabíamos que tiveram uma importância enorme no que vemos e somos hoje e por isso é fundamental termos todo este conhecimento. A atividade da ACIE perdurou até finais de 1930.
Em 1994 foi constituída “novamente” a associação comercial e industrial em Esposende, agora com a incorporação, na sua designação, da palavra concelho com a finalidade de abranger todos os comerciantes das freguesias do concelho de Esposende, daí a designação de ACICE – Associação Comercial e Industrial do Concelho de Esposende.
Em representação da Confederação do Comércio e Serviços de Portugal (CCP), Nuno Camilo na sua apresentação destacou o projeto “ACELERAR O NORTE”, um projeto desenvolvido em Consórcio liderado pela CCP, copromovido AEP, pela AHRESP e pela ACEPI, um projeto que nasceu para apoiar os empresários do comércio, dos serviços e da restauração e similares do Norte de Portugal a capacitar os seus negócios para a economia digital, aumentando a competitividade do tecido económico local e projetando o Norte em direção ao futuro digital. Mencionou a importância da ACICE ao ser uma das 16 Aceleradoras de Comércio Digital do Norte com a missão de apoiar e acompanhar o processo de transformação digital das micro, pequenas e médias empresas dos concelhos de Esposende e Barcelos.
O Presidente da Câmara Municipal, Guilherme Emílio, felicitou a ACICE pelo seu 30º aniversário e reforçou a ligação estreita que o Município mantém com a associação empresarial com a realização dos protocolos de cooperação efetuados. Sem esta parceria corporativa e dinâmica, o concelho e o tecido empresarial certamente teriam mais entropias e não teríamos as oportunidades já criadas e existentes que permitem um melhor crescimento e desenvolvimento das empresas e empresários do nosso concelho.
Para encerramento do jantar, procedeu-se à entrega de certificados e medalhas de mérito, aos sócios que fazem no corrente ano 25 anos de sócios efetivos.