ACICE

cropped-iconzito_Prancheta-1.png

GOVERNO AUTORIZA EMPRÉSTIMOS PARA ACÇÕES DE REABILITAÇÃO E DE CONSTRUÇÃO DE SISTEMAS DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA

O IHRU – Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana e a ADP – Águas de Portugal vão contrair empréstimos, num total de 902 milhões de euros, junto do Banco Europeu de Investimento para a concretização de diversos projectos.

O empréstimo que o IHRU vai contrair junto do BEI, no montante de 150 milhões de euros, destina-se a financiar operações de renovação e reabilitação urbana, incluindo a construção de habitação de custos controlados, a reabilitação de edifícios para fins habitacionais e a erradicação de barracas existentes nas áreas metropolitanas de Lisboa e Porto.

Esta operação financeira, por um prazo de 20 anos, constitui a segunda tranche de um empréstimo no montante de 200 milhões de euros, destinado exclusivamente ao financiamento do projecto “IHRU Reabilitação Urbana II” e que tem a garantia pessoal do Estado para cumprimento das obrigações de capital e juros.

Por sua vez, a empresa pública Águas de Portugal vai contrair três empréstimos junto do BEI, num total de 752 milhões de euros, que se destinam à construção, elaboração de estudos, fiscalização, recepção e início de exploração das obras para o abastecimento de água e tratamento de águas residuais no âmbito dos sistemas multimunicipais.

O primeiro empréstimo, no valor de 525 milhões de euros, terá como beneficiários 11 sistemas multimunicipais de abastecimento e saneamento de águas; sendo que o segundo empréstimo, no montante de 127 milhões de euros, destina-se à concretização de projectos de quatro sistemas multimunicipais; e, por último, o terceiro empréstimo tem o montante de 100 milhões de euros.