A ACICE – Associação Comercial e Empresarial do Concelho de Esposende vai realizar uma candidatura no âmbito dos Projetos Conjuntos para Formação-Ação em parceria com o CTP – Confederação do Turismo Português.
Este projeto apoiará as Pequenas e Micro Empresas (PME) através da metodologia da Formação-Ação que combina ações de Formação (em sala), com Consultoria (on the job).
A formação é inter-empresas e a consultoria em cada empresa (intra-empresa).
Em casos devidamente fundamentados a formação poder-se-à realizar em regime intra-empresa (para pequenas e médias empresas).
Setores de empresas do Turismo elegíveis:
Apenas são elegíveis os projetos inseridos nas atividades económicas abrangidas nas seguintes CAE – Classificação Portuguesa das Atividades Económicas – Revisão 3 (CAE – Rev.3):
– 55 – Alojamento;
– 56 – Restauração e similares;
– 77 – Atividades de Alugueres de veículos e outros meios de transporte diretamente relacionados com a atividade turística;
– 79 – Agências de viagem, operadores turísticos, outros serviços de reservas e atividades relacionadas;
– 82 – Atividades de serviços administrativos e de apoio prestados às empresas
– 91 – Atividades das bibliotecas, arquivos, museus e outras atividades culturais;
– 93 – Atividades desportivas, de diversão e recreativas
– 96 – Outras atividades de serviços pessoais.
Financiamento:
Áreas Temáticas
As áreas temáticas que estruturam o programa de formação-ação para o setor do turismo diferenciam-se não só ao nível do foco estratégico que propõem, mas também ao nível das soluções metodológicas que convocam.
Ciclo de Planeamento:
Abordagem orientada para a qualificação das PME e dos seus trabalhadores em domínios de desenvolvimento de competências priorizados pelo exercício prévio de diagnóstico, como etapa chave para o desenho e organização do processo de formação.
Objetivo Geral:
Melhorar o desempenho organizacional e a capacidade competitiva das PME do setor do turismo através do desenvolvimento de competências em domínios de problemas especificamente identificados.
Linhas Orientadoras:
Intervenção dirigida a empresas que pretendem resolver problemas de gestão, organização e funcionamento, previamente identificados e caracterizados, através da realização de um diagnóstico. A abordagem proposta centra-se na promoção da eficiência organizativa global, através do reforço das qualificações dos trabalhadores da empresa, mediante o desenvolvimento dos domínios de intervenção específicos:
– Gestão Estratégica
– Gestão Administrativa e Financeira
– Gestão de Equipas de Trabalho
– Marketing e publicidade
– Estratégias de internacionalização
– Qualidade de serviço na hotelaria, restauração e turismo
– Proteção Ambiental
Público-alvo:
Empresas até 50 trabalhadores. Poderão ser apoiados projetos formativos em empresas com mais de 50 trabalhadores, em função da relevância do projeto, e no caso de não terem um volume de negócios superior a 2 milhões de euros.
Prazo de execução:
Início em Maio de 2017 e términus em Dezembro de 2018
Para mais informações:
geral@acice.pt
Tlf:253 965 769 / 253962271