ACICE

cropped-iconzito_Prancheta-1.png

Formação-Ação PME para Empresas do Setor do Turismo

A ACICE – Associação Comercial e Empresarial do Concelho de Esposende vai realizar uma candidatura no âmbito dos Projetos Conjuntos para Formação-Ação em parceria com o CTP – Confederação do Turismo Português.

Este projeto apoiará as Pequenas e Micro Empresas (PME) através da metodologia da Formação-Ação que combina ações de Formação (em sala), com Consultoria (on the job).

A formação é inter-empresas e a consultoria em cada empresa (intra-empresa).

Em casos devidamente fundamentados a formação poder-se-à realizar em regime intra-empresa (para pequenas e médias empresas).

 

 Setores de empresas do Turismo elegíveis:

Apenas são elegíveis os projetos inseridos nas atividades económicas abrangidas nas seguintes CAE – Classificação Portuguesa das Atividades Económicas – Revisão 3 (CAE – Rev.3):

– 55 – Alojamento;

– 56 – Restauração e similares;

– 77 – Atividades de Alugueres de veículos e outros meios de transporte diretamente relacionados com a atividade turística;

– 79 – Agências de viagem, operadores turísticos, outros serviços de reservas e atividades relacionadas;

– 82 – Atividades de serviços administrativos e de apoio prestados às empresas

– 91 – Atividades das bibliotecas, arquivos, museus e outras atividades culturais;

– 93 – Atividades desportivas, de diversão e recreativas

– 96 – Outras atividades de serviços pessoais.

 

  Financiamento:

  •         Os projetos são cofinanciados até 90% para as empresas.
  •         Os apoios a conceder revestem a forma de incentivo não reembolsável, ou seja, a fundo perdido.

  

Áreas Temáticas

As áreas temáticas que estruturam o programa de formação-ação para o setor do turismo diferenciam-se não só ao nível do foco estratégico que propõem, mas também ao nível das soluções metodológicas que convocam.

Ciclo de Planeamento:

Abordagem orientada para a qualificação das PME e dos seus trabalhadores em domínios de desenvolvimento de competências priorizados pelo exercício prévio de diagnóstico, como etapa chave para o desenho e organização do processo de formação.

Objetivo Geral:

Melhorar o desempenho organizacional e a capacidade competitiva das PME do setor do turismo através do desenvolvimento de competências em domínios de problemas especificamente identificados.

Linhas Orientadoras:

Intervenção dirigida a empresas que pretendem resolver problemas de gestão, organização e funcionamento, previamente identificados e caracterizados, através da realização de um diagnóstico. A abordagem proposta centra-se na promoção da eficiência organizativa global, através do reforço das qualificações dos trabalhadores da empresa, mediante o desenvolvimento dos domínios de intervenção específicos:

– Gestão Estratégica

– Gestão Administrativa e Financeira

– Gestão de Equipas de Trabalho

– Marketing e publicidade

– Estratégias de internacionalização

– Qualidade de serviço na hotelaria, restauração e turismo

– Proteção Ambiental

 

Público-alvo:

Empresas até 50 trabalhadores. Poderão ser apoiados projetos formativos em empresas com mais de 50 trabalhadores, em função da relevância do projeto, e no caso de não terem um volume de negócios superior a 2 milhões de euros.

 

Prazo de execução:

Início em Maio de 2017 e términus em Dezembro de 2018

 

Para mais informações:

geral@acice.pt

Tlf:253 965 769 / 253962271