No âmbito da visita do dia 16 de Dezembro de 2013 realizada pelos Deputados da Assembleia da República, eleitos pelo círculo eleitoral de Braga, foi organizada uma conferência de imprensa no salão nobre da Sede Social da ACICE.
Esta visita, dirigida para o tecido empresarial teve como principal objectivo conhecer a realizada da actividade económica do concelho de Esposende, de forma a aferir quais os principais problemas por que atravessam as empresas e qual a melhor forma de intervenção do Deputados no apoio e na resolução desses mesmos problemas.
Esta visita contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Esposende e do Presidente da ACICE – Associação Comercial e Industrial do Concelho de Esposende que ao longo de todo o dia apresentaram as potencialidades e os problemas vividos pelas empresas do concelho.
A visita terminou na sede social da ACICE, onde foi realizada uma conferência de imprensa para fazer o balanço deste importante dia de trabalho.
O Presidente da ACICE, José Faria realçou a importância da presença dos Deputados no concelho de Esposende, que aproxima desta forma os eleitos dos seus eleitores. Destacou ainda o permanente esforço realizado pelo tecido empresarial de Esposende na criação de riqueza e de postos de trabalho, pedindo aos Deputados que reportem em Lisboa o exemplo destes empresários e tentei criar soluções para os problemas identificados ao longo do dia.
O porta-voz dos Deputados, Fernando Negrão, destacou os casos de sucesso visitados ao longo do dia, que segundo o mesmos demonstram a vitalidade e coragem dos empresários do concelho, bem como referiu a importância do Município de Esposende e da ACICE na criação de condições de atracão de investimento para o concelho. Destacou ainda com muito agrado a evidente boa relação existente entre ambas as instituições que se traduz na melhoria das condições de vida de toda a comunidade.
O Presidente da Câmara Municipal de Esposende, Benjamim Pereira agradeceu a presença dos Deputados no concelho, reforçando que a mesma é determinante para fazer chegar a Lisboa a realidade do concelho e aproximar as pessoas e empresas das instituições democráticas que os representam. Referiu ainda que espera que estas visitas aconteçam com maior frequência, permitindo discutir outros temas, nomeadamente o turismo e a agricultura.
Terminou reforçando a excelente relação existente entre a Câmara e a ACICE que tem sido determinante na atracção de investimento privado no concelho, gerando riqueza e postos de trabalho.