ACICE

Barcelos foi palco do Roadshow para a Digitalização do Norte

 

A Associação Comercial e Industrial do Concelho de Esposende com o apoio local da Câmara Municipal de Barcelos e do Kerigma, em parceria com a CCP, AEP, AHRESP e ACEPI, apresentaram, no dia 30 de outubro, à comunidade empresarial da região , o projeto Acelerando o Norte .

O encontro, que ocorreu no Auditório da Biblioteca Municipal de Barcelos, reuniu dezenas de empresários, especialistas, estudantes e responsáveis locais para debater as oportunidades e desafios da transição digital.

O programa da sessão contou com a apresentação do projeto pela equipe técnica, Nuno Camilo e Francisco Salgueirinho Moreira, com a fala do especialista, Rui Basto, e com depoimentos de empresários da região. A moderação do evento ficou a cargo de Márcia Silva, especialista em comunicação.

Foi consensual a importância da digitalização das empresas como um importante instrumento de desenvolvimento e captação de novos públicos.

Nuno Sousa, CEO da marca de vestuário Ana Sousa, ressaltou a importância das “plataformas digitais como motor de vendas”, mas ainda considerando que são as lojas da marca a “ponte para o digital”. Foi o período covid que aprimorou a presença da marca online, sem que “os últimos 5 anos foram os mais importantes do faturamento online”. Esse depoimento do empresário se somou a outro caso de sucesso de uma marca recente, a KRIVU Garments, que se lançou há pouco nas plataformas digitais. Daniel Azevedo, CEO da marca de sleepwear sustentável, adianta que “para nós é da maior importância estarmos nas plataformas digitais, nossas vendas dependem disso. Nosso projeto também passa pela internacionalização uma vez que já estamos trabalhando no registro de marca externo”.

Amaro Areias, o Presidente da ACICE, deu as boas vindas e falando à plateia, expressou votos para que “os empresários das micro, pequenas e médias empresas aproveitem este projeto financiado a 100% no âmbito do PRR, para implementarem nas empresas medidas no âmbito da transição digital, medidas importantes para a melhoria da competitividade do mercado em que os vossos negócios se realizam”.

António Jorge, do Kerigma, evidenciou a evolução da digitalização e a necessidade premente de nos ajustarmos ao processo e aos desafios da transformação digital, tanto em nossas vidas quanto nas empresas. Focando ainda no papel crucial do fortalecimento da capacitação nesse âmbito.

Um evento onde também esteve presente o Vereador da Câmara Municipal de Barcelos, António Ribeiro, que apontou “a maior importância da digitalização para o sucesso das empresas e para o desenvolvimento econômico”.

 

 

CCP, AEP, AHRESP e ACEPI criaram um consórcio para capacitar empresas do Norte de Portugal, dos setores de comércio, serviços pessoais e restaurantes e similares, para a economia digital.

Com o projeto Acelerar o Norte, o objetivo é aumentar a competitividade do tecido econômico local e projetar o Norte em direção ao futuro digital.

O projeto, que estima abranger mais de 50 mil comerciantes, empresários e funcionários de micro, pequenas e médias empresas das oito sub-regiões do Norte de Portugal, tem investimento de 19 milhões de euros e duração de dois anos.

Para facilitar a adoção de estratégias e soluções digitais, que permitam às empresas atrair novos clientes, alcançar mais vendas e simplificar processos, o Acelerar o Norte vai disponibilizar, gratuitamente, ferramentas para avaliar o nível de maturidade digital do negócio, prestar apoio na elaboração de planos de transição digital, disponibilizar vouchers até 2 mil euros para acesso a serviços de transição digital e promover sessões de informação.

Associação Comercial e Industrial do Concelho de Esposende  é Parceira Oficial do  ACELERAR O NORTE  e acolhe, em suas instalações, uma das 16 Aceleradoras de Comércio Digital que, no âmbito do projeto, apoiarão os empresários do Norte de Portugal na digitalização de seus negócios .

Se você tem uma empresa na região dos setores de comércio, serviços pessoais ou restaurantes e similares, pode entrar em contato conosco para mais informações através do e-mail:  esposende@aceleraronorte.pt

Acelerar o Norte  é uma iniciativa  financiada pela União Europeia  por meio do Programa de Recuperação e Resiliência (PRR) e do NextGenerationEu, no âmbito da medida Aceleradoras de Comércio Digital.

Saiba mais emaceleraronorte.pt

 

 

 

31/10/2024