ACICE

Design sem nome - 2024-05-28T144601.214

ACICE promove projeto ACELERAR O NORTE


A Associação Comercial e Industrial do Concelho de Esposende (ACICE) em parceria com a CCP, a AEP, a AHRESP e a ACEPI, apresentaram, no dia 20 de junho, à comunidade empresarial da região, o Acelerar o Norte, um projeto que apoia os empresários do Norte de Portugal dos setores do comércio, serviços pessoais e da restauração e similares.

O encontro, que aconteceu no Salão Nobre da ACICE, foi o último do Roadshow para a Digitalização do Norte e teve como objetivo mostrar que a digitalização é para todos os negócios, desde o maior ao mais pequeno.

O programa da sessão contou com a apresentação do projeto Acelerar o Norte e de casos de sucesso de empresas locais (José Ferreira, Café Vermelhinho; Susana Lopes, Sabores Intemporais) que investiram na digitalização dos seus processos e negócios para ampliar o mercado, crescer e garantir a sua sustentabilidade.

O presidente da Direção da ACICE, António Amaro Areias, destacou como fundamental o projeto Acelerar o Norte que permitirá alavancar a digitalização dos negócios como forma de aumentar a visibilidade e competitividade das empresas da região, qualquer que seja a sua dimensão, bem como a importância da sua integração com outros projetos complementares da associação e do ecossistema, com destaque para os Bairros Comerciais Digitais e projetos de consultoria e capacitação nas áreas da transição digital e energética.

Sérgio Mano, Vereador para o Desenvolvimento Económico e Empreendedorismo da Câmara Municipal de Esposende, procedeu ao encerramento do evento aproveitando a oportunidade para elogiar o projeto desenvolvido “em rede, que permite a criação de sinergias entre empresas e instituições da região”.

O projeto Acelerar o Norte, apresentado em outubro do ano passado, na Exponor, tem como objetivo aumentar a competitividade do tecido económico local e projetar o Norte em direção ao futuro digital e conta com um investimento de 19 milhões de euros e duração de dois anos.

Com o objetivo de apoiar mais de 50 mil comerciantes, empresários e colaboradores de micro, pequenas e médias empresas, o ACELERAR O NORTE está a criar 16 Aceleradoras de Comércio Digital em parceria com associações locais de oito sub-regiões do Norte de Portugal.

A ACICE acolhe nas suas instalações, com uma equipa dedicada, a Aceleradora de Comércio Digital que abrange os concelhos de Esposende e Barcelos, do Cávado.

O Acelerar o Norte vai disponibilizar, gratuitamente, ferramentas para avaliar o nível de maturidade digital do negócio, prestar apoio na elaboração de planos de transição digital, disponibilizar vouchers até 2 mil euros para acesso a serviços de transição digital e promover sessões de informação e capacitação.

O projeto Acelerar o Norte é desenvolvido pela Confederação do Comércio e Serviços de Portugal (CCP), e copromovido pela AEP – Associação Empresarial de Portugal, pela AHRESP – Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal e pela ACEPI – Associação da Economia Digital e financiado pela União Europeia, no âmbito do Programa de Recuperação e Resiliência e do NextGenerationEu, na Componente 16 – Empresas 4.0, e aprovado na sequência da publicação do Aviso N.º 04/C16-102/2022 – Aceleradoras de Comércio Digital.

Para mais informações sobre o Projeto, visite o site: www.aceleraronorte.pt.

26/06/2024