ACICE

cropped-iconzito_Prancheta-1.png

ACICE forma quase 600 pessoas no primeiro semestre do ano

A Associação Comercial e Industrial do Concelho de Esposende formou este ano quase 600 pessoas em áreas técnicas de trabalho . Cursos de formação de hotelaria e restauração são os mais procurados.

A ACICE, sente-se desta forma reconhecida, mas também valorizada por empresas e público em geral, através da procura dos seus serviços, que no apoio prestado a empresas e comerciantes, se engloba a formação.

Trata-se de um contributo importante para a profissionalização de pessoas, grande parte delas integradas no mercado de trabalho, mas que procuram, desta forma, melhorar as suas competências, no sentido de elevar a sua capacidade de trabalho.

A qualidade da formação, sendo um dos imperativos da ACICE, reflecte-se na elevada procura das formações que vão desde as áreas do comércio, serviços, restauração, atendimento às novas tecnologias de informação e comunicação.

O contributo da ACICE tem sido decisivo na melhoria da qualidade do trabalho desenvolvido em diversas áreas, em empresas de Esposende e de concelhos limítrofes.

Atendendo ao facto de Esposende ser um concelho cujo sector da restauração assume um importante papel no desenvolvimento da economia da região, tem sido dado um importante impulso nesse sentido, através de formações que fomentam o conhecimento em áreas de trabalho valorizadas pelo sector da hotelaria e restauração.

Só este ano, a ACICE desenvolveu 10 formações nas áreas alimentar e de restauração, algumas delas repetidas, justificadas pela elevada procura. É o caso da Confecção de Fundos, Molhos e Pratos Principais de Cozinha ou Confecção de Sobremesas Regionais, com cerca de 120 alunos a apostarem nesta aprendizagem.

O interesse repete-se na área do Ambiente, Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho, bem como nas Ciências Informáticas, onde todos os anos registamos  centenas de pedidos para aprender e aperfeiçoar os seus conhecimentos no computador.

 

Os dados abaixo disponibilizados, acerca  das formações desenvolvidas pela ACICE em 2012,  comprovam a sua capacidade de trabalho, num concelho com apenas 15 freguesias, mas onde a vontade de aprender é digna de registo, pelos seus habitantes, bem como outros profissionais oriundos de concelhos vizinhos, mas que trabalham em Esposende, como aqueles que operam fora, ou mesmo outros que não tem qualquer ligação ao concelho, mas pelo facto de conhecerem a qualidade de ensino, optam por frequentar a formação da Associação.

UFCD    Certificados: Principais números

    

Ambiente, Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho – conceitos básicos    17

Folha de Cálculo    13

Nutrição e alimentação    17

Ambiente, Segurança, Higiene e Saúde no trabalho – conceitos básicos    16

Expressão Plástica e Musical    16

Produção alimentar – pastelaria e sobremesas    16

Cuidados Básicos de Saúde    16

Noções Básicas de Informática    16

Preparação, confecção e conservação de Saladas    17

Cuidados na Saúde do Idoso    14

Cuidados na Alimentação e Hidratação    15

Confecção de Sobremesas Regionais    17

Processador de Texto    14

Confecção de fundos, molhos e pratos principais de cozinha    18

Técnicas de Decoração Floral    17

Confecção de sobremesas regionais    17

Higiene e segurança alimentar e HACCP    15

Atendimento e gestão de reclamações    17

Sistemas operativos multitarefas    17

Primeiros socorros – tipos de acidentes e formas de actuação    15

Nutrição e dietética    15

Confecção de fundos, molhos e pratos principais de cozinha    19

Introdução ao CAD – Construção Civil    12

Saúde e Socorrismo    15

Confecção de Fundos, Molhos e Pratos Principais de Cozinha    17

Ambiente, Segurança, Higiene e Saúde no trabalho – construção civil    12

Imposto sobre o Rendimento     12

Técnicas de Marketing     14

Cuidados Humanos Básicos – alimentação e mobilidade    18

TOTAL    454

EFA

Técnico de Apoio à Gestão    17

Projecto Dinamizar 7

Formação para a Inclusão

Criação de Oportunidades – Acção 1    16

Criação de Oportunidades – Acção 2    15

Formação Não Financiada 64

   

TOTAL    573

Estes dados, constituem  também prova de que  a ACICE se mantém atenta às necessidades de formação apresentadas pela região, pelo que tem apostado em formações que satisfaçam pessoas e empresas da região, no sentido de elevar o seu nível de competitividade