A Associação Comercial e Industrial do Concelho de Esposende formou este ano quase 600 pessoas em áreas técnicas de trabalho . Cursos de formação de hotelaria e restauração são os mais procurados.
A ACICE, sente-se desta forma reconhecida, mas também valorizada por empresas e público em geral, através da procura dos seus serviços, que no apoio prestado a empresas e comerciantes, se engloba a formação.
Trata-se de um contributo importante para a profissionalização de pessoas, grande parte delas integradas no mercado de trabalho, mas que procuram, desta forma, melhorar as suas competências, no sentido de elevar a sua capacidade de trabalho.
A qualidade da formação, sendo um dos imperativos da ACICE, reflecte-se na elevada procura das formações que vão desde as áreas do comércio, serviços, restauração, atendimento às novas tecnologias de informação e comunicação.
O contributo da ACICE tem sido decisivo na melhoria da qualidade do trabalho desenvolvido em diversas áreas, em empresas de Esposende e de concelhos limítrofes.
Atendendo ao facto de Esposende ser um concelho cujo sector da restauração assume um importante papel no desenvolvimento da economia da região, tem sido dado um importante impulso nesse sentido, através de formações que fomentam o conhecimento em áreas de trabalho valorizadas pelo sector da hotelaria e restauração.
Só este ano, a ACICE desenvolveu 10 formações nas áreas alimentar e de restauração, algumas delas repetidas, justificadas pela elevada procura. É o caso da Confecção de Fundos, Molhos e Pratos Principais de Cozinha ou Confecção de Sobremesas Regionais, com cerca de 120 alunos a apostarem nesta aprendizagem.
O interesse repete-se na área do Ambiente, Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho, bem como nas Ciências Informáticas, onde todos os anos registamos centenas de pedidos para aprender e aperfeiçoar os seus conhecimentos no computador.
Os dados abaixo disponibilizados, acerca das formações desenvolvidas pela ACICE em 2012, comprovam a sua capacidade de trabalho, num concelho com apenas 15 freguesias, mas onde a vontade de aprender é digna de registo, pelos seus habitantes, bem como outros profissionais oriundos de concelhos vizinhos, mas que trabalham em Esposende, como aqueles que operam fora, ou mesmo outros que não tem qualquer ligação ao concelho, mas pelo facto de conhecerem a qualidade de ensino, optam por frequentar a formação da Associação.
UFCD Certificados: Principais números
Ambiente, Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho – conceitos básicos 17
Folha de Cálculo 13
Nutrição e alimentação 17
Ambiente, Segurança, Higiene e Saúde no trabalho – conceitos básicos 16
Expressão Plástica e Musical 16
Produção alimentar – pastelaria e sobremesas 16
Cuidados Básicos de Saúde 16
Noções Básicas de Informática 16
Preparação, confecção e conservação de Saladas 17
Cuidados na Saúde do Idoso 14
Cuidados na Alimentação e Hidratação 15
Confecção de Sobremesas Regionais 17
Processador de Texto 14
Confecção de fundos, molhos e pratos principais de cozinha 18
Técnicas de Decoração Floral 17
Confecção de sobremesas regionais 17
Higiene e segurança alimentar e HACCP 15
Atendimento e gestão de reclamações 17
Sistemas operativos multitarefas 17
Primeiros socorros – tipos de acidentes e formas de actuação 15
Nutrição e dietética 15
Confecção de fundos, molhos e pratos principais de cozinha 19
Introdução ao CAD – Construção Civil 12
Saúde e Socorrismo 15
Confecção de Fundos, Molhos e Pratos Principais de Cozinha 17
Ambiente, Segurança, Higiene e Saúde no trabalho – construção civil 12
Imposto sobre o Rendimento 12
Técnicas de Marketing 14
Cuidados Humanos Básicos – alimentação e mobilidade 18
TOTAL 454
EFA
Técnico de Apoio à Gestão 17
Projecto Dinamizar 7
Formação para a Inclusão
Criação de Oportunidades – Acção 1 16
Criação de Oportunidades – Acção 2 15
Formação Não Financiada 64
TOTAL 573
Estes dados, constituem também prova de que a ACICE se mantém atenta às necessidades de formação apresentadas pela região, pelo que tem apostado em formações que satisfaçam pessoas e empresas da região, no sentido de elevar o seu nível de competitividade