ACICE

A ACICE realizou em parceria com a Europe Direct Minho do IPCA uma Sessão de Esclarecimento sobre "Combate do Desperdício Alimentar"

A ACICE em parceria com a Europe Direct Minho do IPCA realizou no dia 11 de maio, entre as 15h30 e as 17h00, no LISA – Laboratório de Inovação e Sustentabilidade Alimentar do IPCA, em Esposende, uma sessão dedicada às empresas do setor da Restauração e Bebidas com o tema “Combate do desperdício alimentar”, abordando o seu enquadramento global e a importância da adoção de boas práticas para uma gestão mais eficiente e sustentável dos negócios.

Esta iniciativa teve como objetivo sensibilizar e informar os empresários do setor para o impacto do desperdício alimentar, bem como apresentar exemplos de boas práticas aplicadas em contexto nacional e internacional.

A sessão contou com a participação da Escola Técnica Superior Profissional – IPCA, que partilhou conhecimento e experiências sobre a temática do desperdício alimentar e a sua relação com a gestão e os custos no setor da restauração.

Durante a sessão foram abordados os seguintes temas:

  • O desperdício alimentar: enquadramento global e melhores práticas no setor da restauração, com apresentação de case studies nacionais e internacionais;
  • Apresentação de projetos desenvolvidos por alunos em parceria com empresas de restauração e do setor alimentar (projetos multidisciplinares);
  • Apresentação e visita ao LISA – Laboratório de Inovação e Sustentabilidade Alimentar;
  • Apresentação dos CTeSP de Hotelaria e Restauração do IPCA: Inovação Alimentar e Artes Culinárias, Pastelaria, Doçaria e Panificação, e Gestão de Restaurante e Bar;
  • Relação entre o desperdício alimentar e os custos associados à confeção das refeições.

A sessão constituiu também uma oportunidade para conhecer projetos inovadores, esclarecer dúvidas e promover a partilha de experiências entre profissionais do setor e a comunidade académica. Durante a iniciativa, foi ainda realizada uma atividade em grupos, que permitiu aos representantes dos estabelecimentos de restauração e cafés partilharem ideias, desafios e boas práticas no combate ao desperdício alimentar. No final da sessão, houve também um coffee break com produtos confecionados pelos alunos do LISA – Laboratório de Inovação e Sustentabilidade Alimentar do IPCA.

Agradecimentos ao IPCA

 

13/05/2026