Nos dias 16 e 17 de maio, a ACICE participou na 2ª Edição da Start Me Up – Feira de Emprego, Empreendedorismo e Futuro, que decorreu na Zona Ribeirinha de Esposende.
A ACICE foi parceira no evento promovido pelo Município de Esposende e organizado pela START Esposende, esteve ainda presente como expositor e dinamizou duas sessões no Palco Conexão, onde teve a oportunidade de apresentar dois projetos recentemente aprovados.
No dia 16 de maio, foi apresentado o projeto Cluster do Habitat Sustentável – Formação para as empresas, projeto aprovado no âmbito do Aviso SIQRH – Formação empresarial conjunta clusters, do COMPETE 2030. Foram apresentados os objetivos do projeto, os requisitos das empresas aderentes, os apoios atribuídos às empresas e a metodologias da formação a implementar na execução do projeto. Pretendeu-se assim, um momento de cooperação entre empresas do concelho com atividade enquadrável no Cluster Habitat Sustentável
No dia 17 de maio, foi apresentado o curso EFA – Técnico(a) em logística – uma profissão com futuro em Esposende. Curso enquadrado no projeto de formação conjunto com a CCP, no âmbito do Programa PESSOAS 2030. Na sessão foi apresentada, a importância desta saída profissional para o concelho de Esposende, a estrutura e os objetivos do curso, os apoios financeiros a atribuir aos formandos. A sessão contou ainda, com breves testemunhos de dois casos de sucesso, de uma edição anterior do curso. Tivemos o testemunho de Olindo Silva, que apresentou a sua experiência como formando e a sua integração no mercado de trabalho após a conclusão do curso e, o testemunho de Cristina Faria, que apresentou a sua experiência como empresária, que recebeu uma estagiária do curso e esta integrou os quadros da empresa, após a conclusão do estágio.
Como entidade certificada pela DGERT – Direção Geral do Emprego e das Relações de Trabalho, apresentou a sua oferta formativa 2025 e 2026 em variadas áreas de educação e formação. A ACICE, a principal entidade formadora do concelho, aposta no desenvolvimento pessoal e na aquisição de novas e melhores competências, da população ativa do concelho e dos setores do tecido empresarial.
Aumentar e aprofundar conhecimentos, melhorar competências, melhorar a adaptação às mudanças tecnológicas e organizacionais e reforçar a empregabilidade da população ativa, passa pela FORMAÇÃO CONTÍNUA.