ACICE

cropped-iconzito_Prancheta-1.png

4ª Fase de candidaturas ao MODCOM

Mais 25 milhões para o comércio tradicional com aumento da taxa de incentivo para 50% a fundo perdido

A Secretaria de Estado do Comércio, Serviços e Defesa do Consumidor, lança hoje a 4ª fase de candidaturas ao Sistema de Incentivos à Modernização do Comércio – MODCOM, com uma dotação de 25 milhões de euros, a mais alta de sempre.

Os projectos de investimento contarão com um aumento dos apoios a fundo perdido, que passam agora para 50% no caso das empresas. No caso das associações comerciais os apoios serão de 60%, igualmente a fundo perdido.

Aumentaram-se os montantes máximos de incentivo associados a projectos empresariais autónomos e integrados, respectivamente,   de 35 e 45 mil euros,   para 50 mil euros. Aumentou-se igualmente o limite máximo de despesa para a realização de obras de modernização das lojas de 20  para 25 mil euros. 

 Ao mesmo tempo esta nova fase do MODCOM procede a um aligeiramento das condições de acesso a cumprir pelas micro, pequenas e médias empresas de comércio, designadamente na redução de 20% para 15% no rácio de autonomia financeira. Esta medida vai  permitir alargar a base de empresas que se poderão candidatar. 

Pretendeu-se dar um maior enfoque aos projectos associativos de promoção do comércio tradicional nas áreas urbanas com maior incidência de grandes superfícies comerciais atribuindo-lhes maior pontuação no processo de avaliação dos mesmos.

 

Para mais informações, contacte a ACICE