A ACICE – Associação Comercial e Industrial do Concelho de Esposende, realizou, numa unidade hoteleira do concelho, um jantar-debate subordinado “Oportunidades nas crises: perspetivas para a economia portuguesa”.
A iniciativa teve um momento de boas-vindas e agradecimento pelo Presidente da ACICE, Amaro Areias que referiu a preocupação dos associados face ao atual momento de incerteza, proveniente do aumento das taxas de juro no crédito às empresas, ao amento dos preços da energia, matérias-primas e consequências na produção e no desemprego.
Neste jantar-debate, orientado pelo economista Fernando Alexandre, professor da Universidade do Minho, contou com a presença de cerca de quarenta empresários da região de Esposende, foram abordadas diversas temáticas relacionadas, sobretudo, com as dificuldades que as empresas atravessam atualmente, nomeadamente, no que se refere à deterioração dos indicadores financeiros.
Fernando Alexandre analisou os diversos ciclos das crises económicas em Portugal desde o final do século passado até ao momento atual, a evolução das taxas de inflação e a implicação nas empresas e na vida dos cidadãos.
Do ponto de vista do orador, existem causas fundamentais para a justificação dos “tempos difíceis” sentidos, atualmente, por tantas empresas: ausência de estratégia e estratégia mal conseguida. Mesmo em situações de recuperação após uma fase de gestão de emergência, apenas através da introdução da Estratégia Empresarial, é possível estabilizar e fazer crescer as empresas ou os negócios afastando-as de uma situação de crise.
Fernando Alexandre também trouxe boas notícias para as empresas, está em percetiva uma nova “rota da seda”, que se traduz numa nova rota economia mundial, esta poderá vir a beneficiar os países do sul da europa e por sua vez as empresas portuguesas.
Após apresentação iniciou-se um momento com intervenções dos associados onde foi consensual que a carga fiscal aplicada às empresas retira-lhes competitividade e é um fator determinante que impede a melhoria dos salários de base e dos quadros técnicos, essenciais para o aumento da produtividade das empresas.
Com este jantar, em período pós pandemia, a ACICE vai continuar a estar junto dos seus associados com debates que permitam cooperação e fortalecimento do tecido empresarial do concelho de Esposende.