Hoje, 30 de março de 2021, em Barcelos, foi assinado um memorando de entendimento para a criação da Confederação Empresarial da Região do Minho (CONFMINHO), por 12 associações empresariais.
As 12 associações empresariais da CONFMINHO integram já a Confederação Empresarial do Alto Minho (CEVAL) e o Conselho Empresarial do Ave e do Cávado (CEDRAC) e vem corresponder à colmatação de uma ânsia manifestada desde há muito pelo tecido empresarial, bem como vem afirmar o potencial agregado de todo este tecido associativo empresarial.
A CONFMINHO reúne, da parte do CEDRAC, a Associação Comercial de Braga, as associações comerciais e industriais de Esposende (ACICE), Vila Real (ACIVR), Barcelos (ACIB), Vila Nova de Famalicão (ACIF) e Vizela (ACIV) e pela Associação Empresarial de Fafe.
O CEVAL está representado pelas associações empresariais de Ponte de Lima, Viana do Castelo e Valença e as associações comerciais e industriais de Arcos de Valdevez e Ponte da Barca (ACIAB) e de Monção e Melgaço (ACICMM).
A CONFMINHO agrega 119.969 mil empresas do Alto Minho, Cávado e Ave, (27,8% do total de empresas no Norte), representativas de um volume de negócios de 33.604 milhões de euros (28,6% do volume de negócios do Norte) e de 7,814 milhões de euros no valor das exportações (37,9% do volume de exportações do Norte.
A escritura pública de constituição da CONFMINHO decorrerá em abril, mês durante o qual serão também eleitos o presidente e restantes órgãos sociais.