ACICE

cropped-iconzito_Prancheta-1.png

Abertas as Candidaturas para a 1º Edição do Selo Municipal para a Igualdade e Conciliação

Estão abertas até dia de 31 julho, as candidaturas à atribuição do Selo Municipal para a Igualdade e Conciliação promovido pela Comunidade Intermunicipal do Cávado em parceria com os seis municípios que a constituem (Amares, Barcelos, Braga, Esposende, Terras do Bouro, Vila Verde). 

O Selo Municipal para a Igualdade e Conciliação é uma das atividades centrais do projeto Cávado + Igual, desenvolvido em parceira com o Centro de Investigação e Estudos de Sociologia do Iscte-Instituto Universitário de Lisboa (CIES-IUL), como entidade científica, e o KUN- Centre for Equality and Diversity, como parceiro internacional, e insere-se no Programa de Conciliação e Igualdade de Género do EEAGrants.

A implementação do Selo Municipal para a Igualdade e Conciliação visa prestigiar e reconhecer publicamente as empresas e entidades locais com práticas, potenciadoras e subscritoras dos valores e princípios da igualdade e não discriminação, e que se encontrem alinhadas com os Planos Municipais para a Igualdade e Não Discriminação (PMIND) 2022-2027 e a Estratégia Nacional para a Igualdade e Não Discriminação (ENIND) 2030 – Portugal + Igual. 

A atribuição do selo prevê, em cada uma das suas edições, a distinção de pelo menos, uma empresa ou entidade por cada um dos Municípios da NUTS III Cávado, e será uma iniciativa trienal, para reconhecer e promover a divulgação e valorização de práticas, que promovam e estimulem a incorporação intra e inter-organizacional dos valores e princípios da igualdade e não discriminação. 

Para mais informações, sobre o formulário de candidatura e normas de funcionamento consulte a página do projeto em: www.cimcavado.pt/cavado-igual/ 

O Programa EEAGrants 

Através do Acordo sobre o Espaço Económico Europeu (EEE), a Islândia, o Liechtenstein e a Noruega são parceiros no mercado interno com os Estados – Membros da União Europeia.  

Como forma de promover um contínuo e equilibrado reforço das relações económicas e comerciais, as partes do Acordo do EEE estabeleceram um Mecanismo Financeiro plurianual, conhecido como EEAGrants. 

Os EEAGrants têm como objetivos reduzir as disparidades sociais e económicas na Europa e reforçar as relações bilaterais entre estes três países e os países beneficiários. 

Para o período 2014-2021, foi acordada uma contribuição total de 2,8 mil milhões de euros para 15 países beneficiários. Portugal beneficiará de uma verba de 102,7 milhões de euros. 

Saiba mais em eeagrants.gov.pt