Imprimir Imprimir      Envie a um amigo... Envie esta página


Jantar Empresarial
Networking, remar para o sucesso industrial de Esposende.

A ACICE realizou na passada sexta feira nos Estaleiros do Fórum Esposendense um jantar de trabalho com os empresários do setor da industria.

O jantar foi precedido de uma visita ao Museu Marítimo, seguindo-se uma viagem no rio Cávado, até ao local do jantar, o simbólico estaleiro do Fórum Esposende.

O evento teve a abertura pelo Presidente da ACICE, Amaro Areias, que deu a boas vindas aos empresários, salientando a importância do tecido empresarial do setor para o desenvolvimento do concelho, para a geração de emprego e para a criação de riqueza. Na sua apresentação, o Presidente da ACICE fez uma analogia do setor da industria, com a industria naval que no tempo de D. Sebastião já era uma atividade geradora de riqueza e que teve uma forte contribuição para a atribuição do foral a Esposende.

No jantar esteve também presente, o Presidente da Confederação Empresarial da Região do Minho - CONFMINHO, Luís Ceia, confederação recém-criada, que abrange o tecido empresarial do Vale do Ave, Vale do Cávado e Alto Minho, onde abordou a importância do associativismo na defesa dos interesses das empresas face ao seu crescimento, junto do poder local, regional e do governo, apelando deste modo à adesão dos empresários ao associativismo.

Estiveram presentes cerca de meia centena de empresários que participaram numa tertúlia orientada pelo Vice-Presidente da ACICE, responsável pelo pelouro da indústria, Mário Jorge Silva. Nesta tertúlia, os empresários manifestaram algumas preocupações relacionadas com contratação de pessoal qualificado para trabalhar nas suas empresas, associando este facto, a dificuldade em arrendar alojamento no concelho para instalar os trabalhadores. Foi também referida a inexistência de estruturas empresariais de maior dimensão que respondam às necessidades de crescimento das suas empresas, havendo a necessidade de ser criada um parque empresarial para as empresas com mão de obra intensiva. A pouca cooperação entre as empresas do concelho no fornecimento de serviços e produtos de forma a valorizar as cadeias de produção também foi um ponto abordado. Outro factor, que foi apresentado, direciona-se para a realização de um evento, onde possam ser apresentados os produtos fabricados e comercializados pelas empresas do concelho com a finalidade destes serem dados a conhecer ao mercado e ao publico em geral. No âmbito da comunicação foi ainda abordado o excesso de informação que invade diariamente as empresas e para a qual não há tempo para a sua filtragem.

Para o evento foi convidado o Vereador das atividades económicas, Sérgio Mano, que registou as preocupações dos empresários e referiu o trabalho que o Município tem vindo a realizar para satisfazer as necessidades provenientes do crescimento das empresas instaladas no concelho, nomeadamente na criação melhores condições de trabalho para as empresas presentes e para as que pretendam vir a laborar no concelho de Esposende, referido alguns investimentos que irão realizar-se nos próximos anos. Como evidências, apresentou valores que mostram o crescimento do tecido empresarial no concelho ao longo da última década e a sua evolução face aos concelhos vizinhos.

Este evento teve como objetivo gerar de forma prática uma interação entre as empresas do setor de industria do concelho, promovendo oportunidades de relacionamento e cooperação no desenvolvimento das PME com base em produtos, serviços e processos de caráter inovador.

.
. 253 965 769
Solicite informações Solicite Informações
logos
Largo Comandante Oliveira Martins, nº 12 e 13 - 4740 Esposende
Copyright © ACICE 2022. Todos os direitos reservados.
Esta página carregou em 0.354175 segundos.