Imprimir Imprimir      Envie a um amigo... Envie esta página

Iniciativa Nacional de Educação e Formação de Adultos, Setembro - Mês da Alfabetização e das Literacias (SMAL).


Assinalando o Dia Internacional da Alfabetização, que se celebra a 8 de setembro de 2020, propõe a Associação Portuguesa de Educação de Adultos (APEFA), aos atores territoriais e instituições, locais e nacionais, o desafio de adesão à Iniciativa Nacional de Educação e Formação de Adultos, Setembro - Mês da Alfabetização e das Literacias (SMAL).

Portugal apresenta um défice estrutural significativo de Qualificação e um persistente quadro de uma população adulta com muito baixas literacias básicas de leitura, escrita, numeracia e de digital, e que o contexto pandémico veio, de forma clara, requerer consciencializar para a ação.

Hoje, ainda, mais de meio milhão de portugueses não sabem ler nem escrever. E mais de 2,5 milhões tem apenas a escolaridade básica do 4º ano, o 1º ciclo, portanto.
Este quadro frágil de débeis literacias básicas da população adulta, e cujo combate a todos cabe empreender, exige, de toda a comunidade portuguesa, envolvência e ação, promotoras de Aprendizagem ao Longo da Vida, como vetor determinante de capacitação das pessoas e dos territórios, e, por conseguinte, de desenvolvimento económico e social.

É desta forma que o desinquietamos  e o convidamos a que, na sua organização (Câmara, Juntas de Freguesia, Escolas e Entidades formadoras, Bibliotecas, Centros Qualifica, Associações culturais e desportivas e IPSS, etc…), ou comunidade promova a celebração do Dia Internacional de Alfabetização, aderindo à INICIATIVA NACIONAL SETEMBRO MÊS DA ALFABETIZAÇÃO E DAS LITERACIAS, que decorre, de 01 a 30 de setembro de 2020, em todo o país, continental e Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira. Para o efeito pedimos a realização, pelo menos, de um simples evento, de natureza e índole mais diversa, (quanto mais não seja, com uma iniciativa simbólica de iluminação, a azul, do respetivo edifício camarário, de junta de freguesia, biblioteca, etc... ou o fomento de debates na rádio (tv) locais, noticias/publicações jornais, apresentação de livros, etc… sempre com a natural referência ao evento SMAL2020 e ao seu significado, como forma de alerta e sensibilização, individual e coletiva, para esta causa nacional: o combate às baixas literacias e a relevância da leitura e da escrita como pedra basilar de Felicidade, Autoestima e Equidade Social.

A iniciativa organizada pela Associação Portuguesa de Educação e Formação de Adultos – Apendências, em parceria com a Associação Nacional de Municípios Portugueses, conta com o Alto Patrocínio de Sua Excelência O Presidente da República e apoios do Ministério da Educação, do Plano Nacional de Leitura, do Instituto de Emprego e Formação Profissional, da Agência Nacional de Qualificação e Ensino Profissional, do Programa Operacional Capital Humano, da Associação Nacional de Freguesias e outras entidades.

As várias atividades a desenvolver no âmbito deste evento, com a indicação das respetivas entidades promotoras, irão constar no “Mapa digital de Portugal, Setembro - Mês da Alfabetização e das Literacias”, diariamente atualizado e disponível no site da APEFA, no Portal do Plano Nacional de Leitura e nos outros Portais aderentes.

As atividades a realizar deverão ser registadas no formulário de recolha de atividade(s)https://bit.ly/3jfs5RX, sendo identificadas e sinalizadas no Mapa digital SMAL 2020.

A iniciativa nacional “Setembro - Mês da Alfabetização e das Literacias” irá culminar com a realização de uma Conferencia Digital de Partilha de práticas e saberes.


.
. 253 965 769
Solicite informações Solicite Informações
logos
Largo Comandante Oliveira Martins, nº 12 e 13 - 4740 Esposende
Copyright © ACICE 2020. Todos os direitos reservados.
Esta página carregou em 0.505942 segundos.