Imprimir Imprimir      Envie a um amigo... Envie esta página

Coronavírus de 2019 (COVID-19)


Caro Associado,
 

Solicita-nos o Dr. David Nascimento Moreira, Médico de Saúde Pública e Delegado de Saúde da Unidade de Saúde Pública do ACES Cávado III - Barcelos / Esposende a divulgação às empresas da seguinte informação relativa ao Coronavírus de 2019.

No contexto atual da epidemia de doença por novo Coronavírus de 2019 (COVID-19) (SARS-CoV-2), os países têm de estar preparados para a deteção precoce e contenção com o isolamento de casos e impedindo transmissão sustentada da doença na comunidade, uma vez que a epidemia foi declarada como um Problema de Saúde Pública de Importância Internacional pela Organização Mundial da Saúde.

Neste sentido, todos temos um contributo valioso a dar. Só estamos preparados quando todos estiverem preparados.
 

Assim, as empresas, indústrias e outras entidades similares devem ter ativo o seu próprio Plano de Contingência para responder a um cenário de epidemia pelo novo coronavírus, adaptado à sua realidade e alinhado com as Orientações da Direção-Geral da Saúde (DGS). A elaboração deste Plano deve envolver os Serviços de Segurança e Saúde no Trabalho da empresa, os trabalhadores e seus representantes, conforme a Orientação da DGS n.º 006/2020, de 26/02/2020 (que anexamos para divulgação).

As empresas que empreguem um número significativo de trabalhadores e que tenham relações comerciais presenciais com países que possam estar afetados estão em maior risco.

Esta Orientação descreve as principais etapas que as empresas devem considerar para estabelecer um Plano de Contingência neste âmbito, assim como os procedimentos a adotar perante um Trabalhador com sintomas desta infeção.
 
Procedimentos de prevenção, controlo e vigilância em empresas

Relativamente a viagens ao estrangeiro, devem seguir as orientações mais recentes da DGS e do Ministério dos Negócios Estrangeiros:

https://www.dgs.pt/corona-virus.aspx

 

https://www.dgs.pt/pagina-de-entrada3/corona-virus/estarei-doente1.aspx

 

https://www.portaldascomunidades.mne.pt/pt/alertas/coronavirus-2019-ncov-3

 
Realçamos que ligar para a Linha Saúde SNS24 - 808 24 24 24 é o primeiro contacto a efetuar com o Sistema de Saúde na suspeita de infeção.

Para esclarecimento adicional podem ligar para 966 911 658, telefone de serviço do Delegado de Saúde da Unidade de Saúde Pública do ACES Cávado III - Barcelos / Esposende.
 


.
. 253 965 769
Solicite informações Solicite Informações
logos
Largo Comandante Oliveira Martins, nº 12 e 13 - 4740 Esposende
Copyright © ACICE 2020. Todos os direitos reservados.
Esta página carregou em 0.397692 segundos.